Cenário: 1
Pessoas leigas que simplesmente pensam em colocar um WebSite no Ar e ficar parado no tempo; engessado e sem atualizações tanto de conteúdos internos como também do próprio software, estará fadado a mais cedo mais tarde a ter problemas em seu WebSite e ou ter uma tremenda queda de audiência pois o Lead visitante dos atuais tempos modernos não se satifaz com o mesmo por 1 segundo, 1 minuto, 1 hora, 24 horas, 1 semana, 1 mês, 1 ano e assim vai. O tempo não perdoa a pessoa leiga responsável pelo gerenciamento de um WebSite do qual não se preocupa com o sistema do mesmo e nem com o devido conteúdo que o mesmo apresenta para seus devidos clientes.
Dica: 1
Se seu site está parado por um bom tempo sem atualizações de conteúdos faça-o o quanto antes; ele é o espelho da sua empresa e se você não se comunica com os seus devidos Leads por meio da Mídia de Comunicação que montou para o seu negócio. Logo logo a sua audiência irá cair e você não será muito bem visto por seus Leads, Prospects, Clientes.
Não é de hoje que vejo diversos WebSites no mercado, ingessados há anos por falta de conteúdo interno da empresa devido a pessoa responsável pelo empreendimento não se preocupar com isto. Logo tudo muda muito rápido e seus concorrentes se sobressaem no mercado devido a manter o ritmo constante das devidas atualizações em seus Sites.
Cenário: 2
Pessoas empreendedoras donas de WebSites ficam todas eufóricas na esperança de conquistar novos clientes; porém param de trabalhar em seu devido sistema de WebSite por motivos diversos; Não tenho Tempo; Não tenho Dinheiro; Não quero investir nisto; Não sou Especialista Técnico; Não sou WebDesigner; enfim diversas são as desculpas para tal cenário; o caso é que o buraco ainda existe na linha do tempo e fica bem visível a medida que o tempo passa.
Dica: 2
Antes de atualizar o seu WebSite, faça Backup do Arquivo do Banco de Dados do Mesmo; faça Backup dos Arquivos do Site; após isto feito aí sim você pode atualizar Módulos, Plugins e Componentes, fazer os devidos ajustes nos devidos arquivos = códigos de programação do mesmo; atualização de CSS do Tema do WebSite; atualização do Tema do WebSite propriamente dito; atualização de conteúdo do site = trabalhar nas fotos, textos, áudios e vídeos, enfim tudo isto requer conhecimento técnico e também conhecimento interno do Nicho de Mercado da Empresa e ou seja, o Gerente dono do WebSite é quem fica responsável por gerar conteúdo e repassar a publicação do mesmo para o devido WebSite. Quem não faz isto estará fadado a ficar com um WebSite obssoleto e ingessado no mercado, pois ele é um Software propriamente dito e ou seja foi feito para acompanhar o mercado e fazer o seu devido trabalho.
Cenário: 3
Pessoas Gerentes de WebSites, donas propriamente dito, em geral na maioria das vezes NÃO se preocupam com os cenários acima e assim procrastinam nas tarefas operacionais já ditas na dica 2 do artigo em questão. Eu Carlos Ono encontro no mercado diversas pessoas donas de WebSites dos quais estão parados há anos e ou até registrados mas sem conteúdos e enfim até sem hospedagem e e-mails sem funcionamento. Tudo por que não querem gastar seu tempo e ou dinheiro na empreitada do seu negócio e aí não sabem o por que que algumas coisas não andam em sua mídia WebSite.
Dica: 3
Deixar de lado um domínio registrado para tal finalidade por anos não é um bom sinal para uma empresa que está há anos no mercado. Isto só mostra que a empresa não tem conhecimento para administrar tal item e também não terceiriza as tarefas para uma empresa especializada no mesmo. Dar desculpas diversas que meu Amigo / Sobrinho sabe fazer tal tarefa só mostra de imediato que na hipótese de ser e ou não ser verídica a informação; o tempo é senhor da razão e na grande maioria das vezes quando você volta a visitar o WebSite; o mesmo continua parado sem nada trabalhado e atualizado; Portanto se você não sabe fazer delegue para quem o saiba. Nada como trabalhar com a Palavra Dada e Honestamente em relação aos Negócios. Mentir em geral não é bom para o negócio do próprio gerente do WebSite, pois se julga hábil em executar tais tarefas e no fim das contas não sabe fazer; logo o problema continua total e ou parcialmente aparecendo.
Cenário: 4
Em geral é comum acontecer de pessoas Gerentes de WebSites, fecharem um projeto do mesmo afirmando que todo o conteúdo será feito internamente e nada acontece. A pessoa se compromete a fazer tais tarefas e não sabemos se é ela mesma quem irá executar as devidas tarefas e ou se irá delegar internamente na empresa e ou terceirizar seja lá para quem for; enfim este cenário é bem complexo quando a pessoa é enrolada e não Faz o que se compromete a Fazer Falando que irá fazer e o tempo passa e ela não o Faz; logo o WebSite falta o principal que em geral é o conteúdo da Empresa / Negócio da pessoa e ela mesma não tem a mínima idéia de por onde irá começar. Não tem os devidos conteúdos prontos = Textos / Fotos / Vídeos / Áudios e afins.
Dica: 4
Seja organizado no que fala e no que faz e comprometido com os objetivos do seu WebSite; quando você Não faz o que fala que irá fazer; só acarreta problemas para você mesmo em relação ao seu WebSite e isto não é somente neste cenário; isto serve de lição para todo tipo de negociação e comprometimento. Quando você não entrega um conteúdo combinado; você já faz parte do seu próprio problema e atrapalha todo o andamento na linha do tempo do seu próprio projeto. Não importa se você é o cliente e o cliente sempre tem razão; enfim nestes cenários o cliente se julga com a razão mas a meta é atingir os devidos objetivos e ele sabe que gerou um problema na linha do tempo do seu próprio projeto e só fica dando desculpas ao invés de resultados imediatos. Enfim se você leitor é uma destas pessoas, lamento lhe dizer, você faz parte das pessoas que só procrastinam em seus próprios resultados e querem colher o que nada plantam. Faça os conteúdos e ou parte dos mesmos conforme conversado e combinado em seus projetos e tudo sempre na melhor das hipóteses sairá com exatidão conforme o prestador de serviços que você escolheu para com a sua empresa.
Cenário: 5
Não Minta em relação a falar que irá criar o conteúdo de seu WebSite e não o sabe fazer e ou não é de sua responsabilidade.
Dica: 5
A pessoa responsável pela criação dos textos do WebSite tem que ter comprometimento e saber quem terá que criar os devidos textos solicitados para a inclusão no WebSite.
Fotos dos Produtos; a pessoa responsável pela criação do conteúdo do site em geral quer fotos em seu WebSite mas não quer o serviço de fotógrafo para tirar e tratar as fotos da sua empresa e ou dos seus devidos produtos; enfim já vi muitos casos em que a pessoa afirmou que ela mesma iria fazer tal serviço e não entregou o mesmo; logo o problema neste quesito permanece e fica sem solução pois a pessoa não sabe o que fazer em relação ao mesmo.
Áudios em seu WebSite, a pessoa quer o conteúdo do mesmo e fala quem irá criar, porém não entrega os devidos itens e gera mais problemas no projeto.
A pessoa quer estar em diversas mídias sociais apontadas mas não tem ninguém para gerenciar as mídias sociais solicitadas. Cuidado com o querer e o poder fazer e gerenciar.
Tome sempre nota de tudo o que você sabe e não sabe fazer e veja se vale a pena querer fazer tudo sozinho e não dar conta. Você pode estar com um WebSite parado e engessado no mercado devido a não saber lidar com o que diz e o que faz; ou seja, terceirize para pessoas / empresas especialistas no mesmo.
Cenário: 6
A pessoa quer treinamento para saber manusear o conteúdo do site mas não quer os serviços de manutenção preventiva de backup do banco de dados e conteúdo dos arquivos; logo se der algum problema a mesma só terá o backup inicial do projeto do software e terá a devida frustação de perder todo o seu tempo e conteúdo incluído no WebSite por todo o tempo trabalhado.
Dica: 6
Se não sabe fazer, delegue para quem saiba fazer e ou faça o serviço parcial e não total; assim todos saem ganhando e você Pessoa Gerente do seu WebSite não sai perdendo.
Cenário: 7
Divulgar o site após publicado e já com um devido conteúdo no mesmo em geral requer custas com diversas mídias e ferramentas de Marketing.
Dica: 7
Invista parte dos ganhos com o WebSite no próprio WebSite, em geral são poucas as pessoas que assim o faz e logo com o tempo reclama que a sua audiência nunca cresce. Logo Zero Investimentos X Zero Resultados; Se não souber fazer procure um especialista da Área de Marketing na Web.
O backup entra na preventiva da segurança de seu WebSite para não se perder campanhas já investidas caso o seu site venha a dar problemas.
Cenário: 8
E-mail Marketing não é SPAM = E-mail Não Solicitado. Em geral é comum as pessoas criarem seus devidos WebSites e começarem a fazer SPAM para diversos contatos pessoais e logo surgem as devidas reclamações. Usam ferramentas não adeptas para tais tarefas e fazem o E-mail Marketing com amadorismo.
Dica: 8
Leitor de E-mail não é Ferramenta de E-mail Marketing; Então se você usa Outlook e demais leitores de e-mails para fazer E-mail Marketing você se enquadra dentre as pessoas quem irá ter problemas com o seu site e seus devidos e-mails bloqueados em servidores gratuitos e ou não e logo como consequência poderá ter a reclamação de algum cliente que não recebe o seu e-mail; Lógico ele foi bloqueado e entrou para a lista Negra de domínios ou seja o Seu domínio como um SPAMMER. Faça E-mail Marketing com profissionalismo e não com amadorismo OU poderá colher os frutos da própria tecnologia se virar contra você mesmo.
E o backup aonde entra nisto? Causa e Efeito, se não fez backup dos e-mails e seu domínio foi bloqueado, irá perder o acesso aos e-mails e ou parte dos mesmos não recebidos. Simples Assim.
Cenário: 9
A pessoa se compromete em editar as próprias fotos mas não sabe o mínimo de edição de imagens.
Dica: 9
Não minta em relação a dizer que irá fazer e não saber fazer; afirme quem irá fazer e quando irá entregar as edições das imagens; Se tiver problemas diversos com o seu tempo e ou com as pessoas que se comprometeram com você e não o fez; continue a dar o devido feedback dos cenários deste quesito para o seu Projetista WebMaster; Quando isto não é feito, você só tem a perder em si o tempo em relação ao seu próprio projeto.
Cenário: 10
Meu WebSite não precisa de atualização pois o mesmo está bom do jeito que está. Já vi muitas pessoas falarem sobre o FrontEnd = Frente do Site de seus devidos WebSites; porém anos e anos fica assim e nada muda. Elas não sabem que precisam atualizar conteúdos e também atualizar o softwares do seu WebSite nos quesitos BackEnd = Fundo do Site = Gerenciador do Software do Site.
Dica: 10
Entenda o cenário 10 e faça acontecer em relação as devidas dicas; Enfim já tive clientes nos quais anos e anos o site fora feito e nunca mais fora atualizado em nada. Logo as tecnologias ficaram obsoletas e Crackers Atacaram o Site, inibindo todas as chances de colocar o site no ar novamente. Enfim; o cliente não tinha nem o backup e nem sabia quem tinha em exatidão feito o site pois não tinha nada do mesmo documentado. Pessoas assim que tem domínios e sites engessados em geral reduzem tanto os seus custos com manutenção do mesmo que é como se fosse ter um carro e se esquecesse de fazer a devida manutenção do mesmo em relação a simplesmente colocar gasolina. Aí tudo para e você abaca sem poder fazer nada em relação aos cenários erroneos que a própria pessoa causou para si mesma em todo o WebSite de sua empresa.
Observação: Este artigo serve apenas para alertar Pessoas X WebMaster das suas devidas obrigações para com os seus projetos de Website e afins. É normal ter uma proposta aceita onde o WebMaster alerta o cliente para com as suas devidas obrigações = tarefas no qual o mesmo concorde com tais funções e com o passar do tempo não as faz; logo o combinado e conversado não sai caro para ambas as partes. E quando acarreta dos atrasos nos processos do projeto WebSite é por que alguém não seguiu as devidas dicas dos cenários aqui apontados. É lógico que para cada caso há uma hipótese de cenário diferente; mas não foge muito dos itens principais. Cabe a você leitor saber entender e trabalhar com afinco nestes itens.