Versão: Áudio
Cenário 1
Diversos são os cenários dos softwares implementados nas empresas internamente e também externamente como por exemplo no caso dos websites empresariais que em sua maior parte quase já não são todos programados e sim usados softwares específicos para cada nicho de mercado dos quais ao instalar, implementar tema, customizar o tema, customizar menus, fotos, vídeos, áudios e afins; temos o cenário de manter o mesmo software sempre atualizado e em constante evolução junto ao mercado; assim se faz a preventiva do mesmo para não vir a dar futuros erros em suas tarefas operacionais.
Um exemplo básico está na imagem abaixo da qual não importa o software usado e para qual especificação será feita, mas sim que o mesmo acompanhe a sua evolução na linha do tempo.
Dica 1
Fazer a manutenção preventiva e corretiva para o software da web no exemplo, sendo o seu website; temos que sempre manter as constantes atualizações dos devidos itens principais que o projeto fora feito como por exemplo:
O Software do WebSite
O Tema do Site
Os Módulos do Site
Os Componentes do Site
Os Plugins do Site
Quando isto não é feito o usuário / cliente para na linha do tempo e seu software de website já não está em conversação com o mercado atual, pois tudo muda muito rápido e constantemente.
Ter um técnico capaz de fazer o backup do seu banco de dados do software website + arquivos para a sua prevenção do conteúdo é primordial na linha do tempo para não ficar defasado.
Após fazer o backup o técnico já poderá atualizar os seguintes itens:
O Software do WebSite
O Tema do Site
Os Módulos do Site
Os Componentes do Site
Os Plugins do Site
Muitos clientes não fazem isto em seus websites e nem mesmo nos seus softwares dos departamentos internos; o que ocasiona os devidos problemas no uso dos seus recursos. Portanto manter um software atualizado com o mercado e fazer sempre a sua preventiva de backup e atualização é o mais correto a ser feito.
Caso o cliente não o faça, por exemplo: O mesmo tem o software XYZ da Versão: 1.2 – Data: 17/05/2015 e na linha do tempo já estamos na data de 18/05/2016 o que já extrapolou o tempo de backup do banco de dados + arquivos e as devidas atualizações de todos os itens mencionados acima; assim o cliente que não faz estas manutenções acaba sofrendo no tempo com o surgimento de BUGS = Problemas não corrigidos em seu WebSite e acaba sofrendo as consequências da má administração de tecnologia voltada para o seu negócio por simplesmente não saber administrar o seu departamento de tecnologia e ou não querer gastar mais com o software investido.
Cenário 2
As tarefas operacionais técnicas, muitas vezes requer um simples conhecimento de gestão das ações e decisões dos tomadores dos serviços e ou até dos prestadores auxiliando o cliente a como melhorar as suas demandas em relação a administração geral da sua empresa para cada cenário proposto, como também para os softwares diversos da empresa. Assim com base no esquema abaixo, temos como responder e entender o por que algumas pessoas fazem o correto e outras fazem o errado; entendendo também o por que algumas pessoas são bem sucedidas em suas negociações e palavras dadas e outras simplesmente não conseguem êxito devido ao não comprometimento das suas ações e palavras dadas em uma negociação de tomadas dos serviços.
Dica 2
Fique atento aos cenários que compõem cada tópico e tarefa e ou tarefas pertinentes a você como também ao seu funcionário e ou prestador dos serviços contratados; quando numa negociação tudo ocorre perfeitamente e ambos se entendem tomador e prestador de serviços saem felizes com a negociação feita.
É comum muitos prestadores de serviços no Brasil serem picaretas; assim como é comum muitos concorrentes se passarem até por clientes e ou até virem a quererem tomar seus serviços e simplesmente dar um jeito de não quitar as dívidas contraídas.
Todo cuidado é ótimo em uma negociação; e a melhor delas é o Ganha-Ganha.
Cenário 3
Neste cenário, mostramos o quadro interno de um upgrade de software em seus tópicos principais e ou seja, temos que saber passo a passo os itens específicos e se os mesmos se enquadram nos quesitos técnicos da pessoa responsável em executar tais tarefas.
Dica 3
Quem simplesmente abandona estes tópicos pertinentes na gestão dos softwares de sua empresa acaba dando tiro no próprio pé, pois não quer gastar com tecnologia de ponta e atualizada para ter corte de custos e em muitos casos estes mesmos fatores ocasionam diversos prejuízos internos dentre as tarefas dos colaboradores da empresa e também com relação ao gerente de website da mesma.
Existe trabalho feito e entregue e trabalho a ser feito mas que não foi feito e ficará acumulado e sendo procrastinado pela pessoa responsável pelo mesmo; é aí que entra um software chamado Gerenciador de Projetos onde tudo o que acontece com os projetos e tarefas em diversos cenários de uma empresa e até no ambiente de um website; o gerente de projeto tem uma visão 360º de tudo o que está acontecendo para a melhor tomada das decisões a serem realizadas.
Cenário 4
Neste cenário, mostramos o quadro interno de um upgrade de software QUE NÃO FOI FEITO em seus tópicos principais e ou seja, temos que saber passo a passo os itens específicos QUE NÃO FORAM FEITOS e se os mesmos se enquadram nos quesitos técnicos da pessoa responsável = PESSOA TÉCNICA QUALIFICADA PARA TAL FUNÇÃO em executar tais tarefas. Quando isto não é feito os diversos problemas dentro de uma empresa para com os colaboradores, gestores, presidentes e afins em relação ao uso do Software, começam a aparecer em seus dia a dia, e tudo gera um caos enorme.
Veja no quadro abaixo:
Dica 4
É dever do gerente de informática e ou prestador de serviços de tecnologia fazer a ponte entre o uso adequado dos softwares dentro de uma empresa; inclusive o software de website. Não devemos ficar omissos quanto a isto, pois sendo assim, seremos coniventes aos problemas ocasionados no qual faz parte do gerente de informática e ou até gerente de projetos os devidos ajustes finos, treinamentos e acompanhamento do pós treinamento aos usuários do software.
Isto é saber liderar e implementar uma ótima gestão de projeto de software dentro de uma empresa.
Deixar abandonado é o que não pode acontecer; e é o que ocorre em diversas empresas, surgindo diversos problemas e depois não sabem os devidos motivos para tais problemas de gestão.
Podcast: Play in new window | Download