Perguntas e Respostas Sobre Operacionais Dos Sites

Cadastramos os produtos mediante o cliente entregar os devidos itens: Descrição dos Produtos, Fotos, Preços, Quantidades, Peso, Frete e afins.
Além é claro da quantidade contratada dos produtos a serem cadastrados.
Sim, todo tema de site querer atualizações constantes de acordo com o mercado; porém caso o cliente queira congelar o tema na versão que o mesmo tem após o término dos 6 / 12 meses de suporte e atualização ele pode. O único problema é que as regras do jogo na internet mudam constantemente, as regras das empresas como Google e demais também e caso o seu tema precise se adaptar as regras do jogo, terás que adquirir mais suporte e atualização.
Recomendamos contratar um profissional da área, para fazer tais backups dos arquivos do site, banco de dados, contas de e-mails e e-mails, além das demais configurações feitas pelo cliente no servidor caso tenha feito. Não nos responsabilizamos por serviços prestados por terceiros.
Domínio é o nome do site registrado no Brasil no registro.br e pago anualmente, caso o cliente se esqueça de pagar, o mesmo fica congelado por falta de pagamento e o site e e-mails saem do ar.
Site é a aplicação programada para o domínio e depende que o domínio e hospedagem estejam com os pagamentos em dia para funcionar.
E-mail está vinculado ao nome do domínio diretamente e depende que o domínio e hospedagem estejam com os pagamentos em dia para funcionar.
Hospedagem é o servidor contratado para fazer funcionar o nome do domínio + site + e-mails.
Cenários comuns:
  • Site e e-mails fora do ar = Cliente esqueceu de pagar o domínio anual.
  • Site e e-mails fora do ar = Cliente esqueceu de pagar a hospedagem.
  • E-mails fora do ar = Cliente cancelou a hospedagem do domínio.
  • E-mails fora do ar = Cliente cancelou o site para deixar de pagar a hospedagem, mas não sabe que o site + e-mails estão diretamente ligados ao domínio; logo quando cancela um o outro automaticamente é cancelado; todas as contas de e-mails e os e-mails são cancelados.
  • Site fora do ar = Cliente cancelou a hospedagem do domínio.
  • Site e e-mail fora do ar = Cliente cancelou o domínio junto ao registro.br
  • Site e e-mails perdidos = Cliente cancelou a hospedagem mas não fez os backups dos arquivos do site + banco de dados + contas de e-mails + todos os e-mails.
Sim. O cliente é quem decide a segurança do seu projeto na internet e o tempo que irá implementá-lo.
Podem virem a crackear o seu site e tirarem o mesmo do ar e ou até injetarem arquivos maléficos para detonarem o devido site.
Se o cliente tiver os arquivos de backup do site e do banco de dados, há como o profissional contratado para fazer o mesmo restaurar os dados.
Se o seu site tem módulo de backup diário, semanal, mensal, trimestral, não importa o tempo aonde o mesmo era feito com a devida manutenção contratada; seu técnico habilitado para fazer a restauração do último backup; irá fazer com todos os seus dados da data do último backup.
Caso seu site não tenha módulo de backup e o mesmo era feito manualmente na data em que o cliente bem queria com os arquivos + banco de dados; a pessoa responsável pelo mesmo é quem terá a resposta do backup do seu site.
Caso o cliente não tenha nem os backups do seu site o mesmo perderá todo o conteúdo do site trabalhado nos devidos períodos em que postou conteúdos; assim só restará recuperar os arquivos iniciais do site + banco de dados do início do mesmo.
Por isto que segurança e backup do site são fundamentais para com a internet.
O cliente é dono do seu site e gerente do mesmo; não cabe a nós decidirmos quem o cliente dará acesso administrativo no site.
Podemos tentar remotamente com custas dos serviços remotos; porém a criação do site do cliente não tem nenhum vínculo com a máquina do cliente e seu uso.
É da responsabilidade do cliente fazer as devidas manutenções do seu computador/notebook/tablet para com os seus trabalhos.
Caso o mesmo não saiba, é preciso contratar um profissional de informática especializado da área.
Para esconder dos seus concorrentes as ferramentas usadas em seu site; ou seja, seus concorrente e ou até hackers contratados pelos seus concorrentes terão mais dificuldades em atacar o seu site, não sabendo ler o que tem no mesmo. É como uma espécie de Firewall para com os Ladrões Digitais. Ou seja, este módulo dificulta a vida dos mesmos.
Sim. Se você cliente não é apto para assumir tais demandas das tarefas técnicas e não é especialista no assunto, pode até mentir dizendo que sabe se virar; mas a mentira tem perna curta e logo poderá surgir e assumir problemas que plantou para si mesmo.
Se seu site está de acordo com o mercado e você cliente está alimentando o mesmo com textos, fotos, vídeos, áudios, produtos novos, conteúdos novos em períodos específicos sempre; a audiência irá sempre voltar para ver o que tem de novo.
Caso você tenha feito seu site e publicou somente alguns itens durante algum tempo e abandonou o seu site; ou seja não trabalhou no mesmo, as pessoas não voltam para ver conteúdos repetidos; assim toda a sua audiência e vendas cai por completo e até as ligações param de ocorrer.
Você pode publicar o seu site em:
  1. Anúncios de Jornais de Bairro
  2. Anúncios em Revistas de Condomínios
  3. E-mail Marketing
  4. Google ADS e Facebook ADS com Profissional Especializado = Gestor de Tráfego
  5. Anúncios em Grandes Sites/Portais
  6. Canais de Vídeos = Youtube / Vímeo
  7. Folders
  8. Cartões de Visita
  9. Canetas com o nome e logomarca do site
  10. Réguas com o nome e logomarca do site
  11. Bonés
  12. Camisetas
  13. Etc.
Damos treinamento para a administração e execução das logísticas operacionais para os disparos das artes nos e-mails de sua base.
Temos apenas que mensurar quantidades de e-mails em sua base versus servidor de disparo para mensurar custas.
Além das sazonalidades dos disparos para mensurar custas das criações das artes para com o Designer e para com a pessoa quem irá fazer o operacional de todo o serviço e gerenciamento.
Para criar formulários ilimitados e armazenar todos os dados em um banco de dados para consulta e exportação posteriormente, ou seja, mensuração dos dados.
Formulários sem Banco de Dados o cliente corre o risco de perder as informações caso tenha problemas com e-mails.
Exemplo de Formulários:
  1. Contato
  2. Trabalhe Conosco
  3. Cotação de Serviços
  4. Pesquisas de Satisfação
  5. Ficha Cadastral dos Fornecedores/Clientes
  6. Captura de E-mails em Páginas Específicas
  7. Orçamentos dos Serviços Prestados
  8. Etc.
Cada site é um projeto especifico que irá atender as necessidades dos clientes para as suas devidas demandas; não há como falar um número específico.
É a mesma coisa que perguntar quantos sacos de cimento preciso para a minha obra/construção?
E não especificar qual será a dimensão desta obra/construção; iremos construir uma casa ou um prédio?
Fazer um site obriga o cliente a pensar quando não quer pensar no mesmo, mas o mesmo faz parte do seu empreendimento e ele é obrigado a pensar.
Logo nossas respostas dependem das suas respostas.
Pode parecer incrível mas as perguntas são de pessoas reais que nos ligam sem terem a menor noção de criação de projetos = sites.
Criar um site profissional para alguns pode ser igual Pastel, fritou está pronto em minutos e é super barato; porém no mundo real não é assim que funciona.
Todo site custa tempo e dedicação de ambas as partes Tomador versus Prestador; logo, os valores de um site são baseados na reunião definida, no tempo de serviço prestado e nos módulos e treinamentos adquiridos.
Você pode encontrar anúncios picaretas de sites por R$ 50,00 ou R$ 150,00 e cair do cavalo.
Sites profissionais dependendo da dimensão do projeto variam de R$ 2.000,00 para até R$ 10.000,00 e dependendo do projeto R$ 150.000,00 reais.
Acha que estou mentindo? Imagine quanto custa um site para uma padaria, uma advocacia, uma emissora de televisão? Assim fica claro preencher os valores em sua mente.
Para agilizar a vida do vendedor de produtos / serviços.
As cotações podem ser feitas com os devidos exemplos:
  1. Cotação com valores dos produtos
  2. Cotação sem os valores dos produtos
O que isto influencia?
O vendedor de balcão e ou mesa, não perde tempo no telefone e nem no e-mail separando item por item para cotar e depois repassar tudo novamente ao cliente final.
Exemplo:
O mesmo pode receber os produtos com os valores no formulário e o cliente não saber quais as custas e ou o cliente já saber as custas e pedir os mesmos para o fornecedor/revendedor.
Isto é uma boa pedida quando o site tem uma área vip para Atacadistas com preços diferenciados dos do Varejo.
Todo site/projeto entregue ao cliente final é feito um treinamento para a pessoa final quem irá aprender a executar os operacionais dos módulos; o acesso ao EAD Onocomp com os vídeos treinamentos também são entregues para que o cliente treine os demais multiplicadores das devidas tarefas.
Isto é feito, pois é muito comum no mercado, funcionários pedirem demissão e levarem todo o conhecimento do treinamento do site com ele; ou até ser demitido e a empresa ficar sem a pessoa habilitada para fazer a administração do seu devido site.
Contratar um profissional que faça os operacionais que você cliente não pode mais fazer.
Caso não possa contratar; não é de nossa responsabilidade quando você cliente não quer contrato de manutenção dos arquivos + banco de dados + inclusão de conteúdos no mesmo.
Sim. Se você cliente está investindo seu dinheiro em mídia site, o backup é fundamental para garantir a preventiva dos seus dados.
Um backup garante a prevenção de restaurar o seu site nos devidos acontecimentos:
  1. Site invadido por Hacker
  2. Site com arquivos infectados
  3. Site com erros na manutenção feita
  4. Site com problemas causados pelo usuário
  5. Site com bugs em plugins
  6. Etc.
Otimiza seu site para ser achado muito mais rápido nos buscadores da web, além das demais funções que um site sem o mesmo não teria.
É comum a empresa parar um funcionário/estagiário para alimentar o site e todas as mídias sociais manualmente.
Imagina se esta pessoa fizesse isto uma vez só e tudo fosse no piloto automático para as principais mídias sociais?
Tempo é dinheiro; é isto que o Módulo faz.
Este módulo serve para animar conteúdos no seu site, quando o seu tema não tem o mesmo como adicional complementar.
Chat, bate-papo, atendimento ao cliente ao vivo.
Com este módulo o cliente tem acesso a atender o cliente e não perder a venda quando o mesmo tem dúvidas sobre os seus serviços e ou seus produtos e está quase para comprar mas precisa tirar mais algumas dúvidas.
Hoje em dia esta ferramenta é sagrada para fechar vendas online e eliminar as possíveis objeções dos clientes no ato da compra.
Sim. Ele abre um mini formulário de Chat Off-line desligado e deixa o cliente enviar mensagem no qual a mesma irá chegar no e-mail do atendente.
Sim. Ele abre um mini formulário de Chat Off-line desligado e deixa o cliente enviar mensagem no qual a mesma irá chegar no e-mail do atendente.
Nem tudo o que está no seu site será visível ao público; somente quem tem o login e senha que você criar terá acesso aos outros conteúdos não públicos e sim privados.
Exemplo:
  1. Uma nova coleção de roupas para atacadistas VIPS
  2. Uma nova coleção de jóias para revendedoras VIPS
  3. Um conteúdo que somente membros pagantes terá acesso no seu site
  4. Etc.
Para recriar o seu site para outros idiomas, muito comum no meio Jurídico Internacional.
Requer a contratação de um Tradutor de Conteúdo para Alimentar todas as partes do site que necessitar tradução.
Cada Site em Cada Língua é um Projeto Distinto.
É um plugin para fazer páginas de funis de vendas para qualquer tipo de projeto que necessite do mesmo.
Domínios são os nomes dos sites.
Você pode usar em até 3 sites com recursos diminuídos.
Você pode usar em até 10 sites com todos os recursos.
É a Criação de Campanha Publicitária para o seu site aparecer no Google e trazer mais acessos ao seu site gerando vendas, telefonemas, e-mails de pessoas interessadas no seu nicho de negócios.
Um profissional especializado para isto, une o que ele cria na Campanha e ou Campanhas dentro do Google juntamente se ele tiver acesso na administração do seu site onde a campanha e site trabalham ao mesmo tempo.
É comum muitos clientes tentarem fazer por conta suas campanhas mas se esquecerem que precisam otimizar o SEO dos seus sites juntos para tudo funcionar perfeitamente.
Nestes casos os clientes pensando que sabem, dão tiro no próprio pé e quem ganha com os erros cometidos por estes mesmos clientes é a empresa ponte do anúncio que não se responsabiliza pela administração de quem construiu o site do cliente final.
Recomendamos sempre que sim, quando o cliente não tem ninguém para fazer tal trabalho.
Sim/Não
O cliente é quem decide o que irá gastar em seu projeto e manter o mesmo em perfeita ordem e funcionamento.
Se o mesmo tiver profissional qualificado para fazer estas tarefas, basta delegar as mesmas; porém não nos responsabilizamos pelas ações de terceiros.
Sim/Não
O cliente é quem decide o que irá gastar em seu projeto e manter o mesmo em perfeita ordem e funcionamento com a alimentação dos devidos conteúdos enviados pelo mesmo para a publicação de nossa equipe.
Se o mesmo tiver profissional qualificado para fazer estas tarefas, basta delegar as mesmas; porém não nos responsabilizamos pelas ações de terceiros.
Não
Exemplo:
Posso ter acesso aos aplicativos do computador / notebook sem o mesmo estando ligado?
Não
Um site para ficar online 24 horas por dia tem que ficar em um servidor ligado 24 horas por dia.
O cliente, é ele quem irá gerar conteúdos e publicar os mesmos.
O prestador quando contratado para a devida função nos períodos específicos e recebendo os devidos materiais nos devidos tempos hábeis para a publicação dos mesmos.
Conteúdos não recebidos e ou recebidos fora da data, são publicados com atraso por culpa de quem os gerou e enviou e não de quem recebeu o mesmo.
Em geral é comum cliente não gerar conteúdos e não terem o que publicar e ou terem conteúdos e quererem para ontem a publicação fora do prazo contratado.
Seu site e e-mails ficam suspensos por atraso no pagamento.
Nada irá acontecer com o seu domínio; porém toda a responsabilidade técnica de manutenção do seu domínio não é mais de responsabilidade do técnico.
Seu site/domínio irá sair do ar e os e-mails irão parar de funcionar.
Procure um técnico especialista para resolver este problema.
Caso tenha os arquivos de backup, podemos restaurar o seu site; não temos como procurar a agulha no palheiro e saber aonde exatamente foi mexido e feito o estrago.
Toda responsabilidade da administração do site e banco de dados é do cliente e não nossa.
O servidor deixa todo o rastro do que foi feito como o dia e a hora das devidas alterações; assim qualquer auditoria feita; não tem como o cliente mentir em relação a dizer que não mexeu em nada.
As senhas de acesso do servidor e do site são de responsabilidades do cliente.
Sim. Se o cliente não souber fazer backup via servidor dos arquivos e dos bancos de dados além da devida restauração dos mesmos.
É de responsabilidade do cliente assumir as ações de onde mexeu.
Se não sabe mexer com a devida ferramenta, não adianta reclamar que seu site está com problemas.
Não damos suporte na aplicação do site; apenas orientamos a entrar em contato com o fabricante do plugin e ou módulo e ou tema e ou componente que contratou para com o mesmo.
O que podemos fazer é restaurar a sua aplicação do devido último backup feito.
Quando você cliente não sabe fazer manutenção dos arquivos, atualização dos dados, plugins, tema, módulos, componentes, backup do banco de dados e afins dos quais somente um técnico especialista sabe fazer o mesmo.
Em geral usando-se CMS aparece:
  • Temas desatualizados
  • Plugins desatualizados
  • Módulos desatualizados
  • Componentes desatualizados
  • Brechas de segurança para ataques de Hackers na Aplicação
  • Ataques nos arquivos dos sites por parte de inimigos ocultos que tem como principal objetivo pichar o seu site, roubar os dados do site e ou usar o seu site para hospedar arquivos maléficos
  • Mau funcionamento de algumas partes internas do site
  • Etc.
Não. Não prestamos suporte a servidores e projetos dos aplicativos de terceiros.
Dependendo do estado da aplicação (site) podemos mapear e auditar como está o mesmo para poder dar um aval. Porém o mais recomendável é iniciarmos um (site) do zero, pois não temos como ficar correndo atrás dos desenvolvedores em relação aos erros que esta aplicação possa vir a ter e ou tem. Se também o site estiver sem atualização e cheio de bugs por não ter sido feito contrato de manutenção; não podemos nos responsabilizar pelas decisões do tomador não ter feito esta preventiva com os prestadores do projeto.
Não. Toda aplicação de site é de responsabilidade  do tomador pelas decisões que o mesmo toma em relação a colocar outros prestadores para mexer no mesmo. À partir do momento que o mesmo não tem contrato de manutenção e faz chamados avulsos para resolver problemas causados por terceiros, não temos como nos responsabilizar pelas decisões do tomador não ter feito esta preventiva com os prestadores do seu projeto de site.
Sim. Se a maioria das suas afirmações foi Não faço; logo causa e efeito.
Um site foi feito para ser trabalhado no mesmo; é uma mídia que trabalha 24 horas por dia divulgando o seu negócio. Se você não trabalha no mesmo; o site não irá trabalhar por você. Logo é por isto que o seu site está com problemas e não lhe trazendo retorno financeiro.
Existem diversas empresas e profissionais no mercado; porém nem todas as mesmas possuem as devidas qualificações para atuarem neste ramo.
Carlos Andrade Ono possui um currículo ótimo em relação a lidar com a tecnologia do dia a dia e a criação de aplicações dos sites e demais aplicativos que a sua empresa vir a necessitar; além do suporte e treinamento com vídeo aulas exclusivas.
Onocomp Marketing Digital, formalmente criada em Maio de 2009 e registrada em Junho de 2011; é uma empresa que nasceu à partir dos projetos acadêmicos de Carlos Andrade Ono dos Cursos de Hardware do Senai, Técnico de Informática do Senac, Diversos Cursos do Sebrae em destaque o Empretec, Curso de Bacharel em Propaganda e Marketing da Unip e Pós Graduação em Gestão Empresarial, além dos diversos outros aprimoramentos aprendidos no Mercado Geral e demais escolas de especializações.
Se o cliente tiver contrato de manutenção de conteúdo, o serviço já está incluso no mesmo.
Caso o cliente não tenha contrato de manutenção de conteúdo, o serviço de trocar endereço e telefones do site é cobrado sim.
Etapas operacionais:
  • Temos que saber se o cliente tem backup dos arquivos do site + banco de dados para garantir a segurança da reprogramação dos dados. Caso não tenha, temos que fazer o backup dos mesmos antes de alterar a programação do endereço e telefones do site.
  • Caso o site tenha Mapa, temos que reprogramar a Latitude e a Longitude do endereço no Mapa.
  • Caso o site tenha que atualizar plugins, módulos, componentes que podem vir a dar problemas na reprogramação de html e ou mapa, temos que atualizar esta manutenção técnica antes.
  • Demais etapas técnicas operacionais são de nossa responsabilidade quando fazemos este trabalho.
Imagine se mais de 500 sites dos clientes que não tem manutenção de conteúdo em sua aplicação; os mesmos peçam para fazerem alterações diversas em seus conteúdos internos sob nossa responsabilidade? Imaginou.
Então está respondido tecnicamente esta pergunta.
Sim. O site é de toda responsabilidade do cliente para fazer os devidos operacionais técnicos e administrativos.
Caso o cliente faça algum erro na reprogramação de algum plugin, módulo, componente, html, mapa e afins; temos apenas como recuperar o backup do mesmo; caso ele tenha o backup atual.
Sim.
Obtivemos os Logs dos devidos acessos dos quais apenas o cliente teria acesso administrativo e analisamos as devidas condutas em relação a ter visto os vídeos e ou não e ter terminado o treinamento e emitido o certificado final de conclusão do curso.
Obtivemos os Logs dos devidos acessos de tentativas de backup e restauração do site onde o cliente não soube fazer direito e tirou o site do ar.
Dizemos cliente, quando somente o mesmo teria o poder e o acesso administrativo para tal ato; não sabemos dizer se o cliente passou o acesso dele para terceiros e os mesmos fizeram literalmente “estragos” no devido projeto.
Um contrato serve para proteger ambas as partes, tomador versus prestador de serviço em tudo o que foi conversado sobre as tarefas de ambas as partes e o que acontece quando uma das partes não faz o que foi combinado.
Assim não há brigas, falatórios, reclamações, acusações e afins quando o que foi dito, escrito no papel e assinado; ambas as partes estão cientes das logísticas e processos operacionais dos mesmos.
Poder ser manutenção do plugin do formulário não feita.
Atualização de algum plugin e reajustes do mesmo.
Programação truncada por erros no html.
Enfim, somente analisando para poder mapear os cenários e ajustar o mesmo.