Será que o e-mail me engana? Ele vai mais na verdade não vai? Ai o cliente reclama e é eu quem me lasco?
R: O e-mail não te engana; ele é apenas uma ferramenta de comunicação (carta) digital que em si obedecem as devidas regras para ambos os lados. Emissor e Receptor.
Na hipótese de ir e ou não ir tudo vai depender dos testes técnicos a serem feitos na conta / no servidor de envio do emissor + na internet usada (transporte) + na conta / servidor do destinatário.
Toda conta original com domínio e servidor próprio possui limitações para o seu devido funcionamento; seja lá qual for o domínio que irá criar.
Cenário 1
Exemplo:
Uma conta de e-mail criada no servidor com o domínio da sua empresa = nome@nomedaempresa.com.br com limitações de envio de apenas 100 e-mails por hora + 20 megas de anexo por e-mail à ser enviado, irá funcionar sempre nesta regra.
Dica 1
Já vi casos de clientes que não sabem o mínimo de enviar e-mail marketing e fica copiando e colando diversos e-mails nos campos dos destinatários e ou seja mais de 200 endereços tanto como normal como com cópia oculta para que ninguém veja o e-mail de ninguém e envia o mesmo; logo ele se auto prejudica pois os servidores começam a entender que ele está meio que praticando spam e ou seja, mensagem não solicitada; e devolve ou não diversas mensagens com erros. Logo ele irá reclamar que o problema está no e-mail. Enfim ele continua a enviar em menos de 1 hora mais de 500 e-mails e continua a reclamar que os clientes não estão recebendo. Quem está errado o emissor e ou o receptor que não sabe o mínimo das regras que existe no e-mail do receptor? O Emissor é claro; em geral a maioria dos clientes leigos que se dizem sabedores do assunto se negam a dizer que fazem e-mail marketing / mala direta por e-mail e assim sofre as consequências de não saber usar a própria ferramenta.
O cliente emissor pode enviar e-mails tanto da ferramenta de Webmail do seu Domínio como também do Outlook e demais ferramentas que se conectam ao servidor para o devido disparo de e-mails. Basta ele entender do assunto e configurar a ferramenta mais adequada e de gosto do cliente.
Em geral o cliente ao enviar vários e-mails ele não sabe que o servidor audita quantidade de disparos de e-mails em poucos minutos e é aí que ele é pego. Os servidores de comunicam entre si; logo quando uma conta de e-mail começa a enviar diversos e-mails para diversas contas de outras pessoas clientes e ou não; os servidores que recebem os mesmos; respondem a altura e falam aqui não mais amigão e bloqueia a sua conta temporariamente.
Logo ação e reação; o cliente novamente querendo ter razão, irá reclamar que o e-mail dele vai mais não vai ou seja o receptor não recebeu a mensagem.
Enviar simplesmente e-mail é totalmente diferente de enviar e-mail marketing com ferramentas apropriadas para tal e servidores que assim o fazem; quem quiser burlar os cenários, se auto engana, se auto prejudica e prejudica os cenários do seu ambiente profissional de trabalho no uso da tecnologia.
Cenário 2
Ainda com base na regra do cenário 1; o cliente anexou um e-mail de 30 megas para enviar para o receptor.
Ele nem sequer cogitou o tamanho do arquivo, apenas anexou tudo e enviou e logo após pode e ou não ter recebido uma mensagem de erro que o anexo ultrapassou o limite de envio.
Dica 2
Ao usar a sua caixa postal saiba até quantos megas você pode anexar em seu e-mail para enviar ao destinatário.
Já houve casos no qual eu atendi um estagiário de direito no qual o mesmo anexou 1 giga de dados na conta de envio do outlook com um arquivo de ISO Contento um Filme completo e queria que isto fosse por e-mail. Logo todos os envolvidos reclamaram comigo por que que esta pessoa não conseguia enviar e nem receber e-mails? Lógico o estagiário fez a famosa MERDA e travou o sistema. Assim ele passou horas e horas sem poder enviar e nem receber e-mails simplesmente porque a sua caixa de saída estrava travada. Na hipótese de isto também acontecer com você leitor; será que reclamar que a sua caixa postal parou de funcionar porque você fez uma ação errada é a solução? Audite tudo antes de sair reclamando de tudo e de todos.
Cenário 3
Com base nos dados da conta do cenário 1 o cliente seguiu direito as normas e enviou um e-mail com um arquivo anexado contendo 10 megas; porém o receptor tem regras diferentes no usa da sua caixa postal.
O receptor = cliente do cliente que enviou e-mail usa um e-mail grátis e ou seja as limitações desta conta grátis são de 2 megas para recebimento de arquivos; logo o cliente que enviou 10 megas para um receptor que só aceita 2 megas enviou o e-mail mas o receptor reclamou que não o recebeu. De quem é o erro? Viu quantas discussões possíveis acontece no mundo da informática e uso das tecnologias?
Dica 3
Verifique se puder sempre com o seu receptor se ele possui um outro e-mail e tente enviar para ele o mesmo e-mail; pode ser que funcione e assim é a caixa postal do receptor que não deixa receber os 10 megas.
Toda empresa onde os e-mails passam por um servidor o mesmo é quem entrega para os destinatários, e ou seja, os e-mails dos funcionários podem ficarem PRESOS como um meliante no servidor caso ele suspeite do anexo que você enviou por e-mail.
Exemplo: Chegou e-mail novo para um funcionário na empresa.
O servidor verificou com o FIREWALL
O servidor verificou com o Anti-Vírus
O servidor liberou o e-mail e o mesmo foi para a máquina do cliente
A máquina do cliente que também tem Anti-Vírus viu que é um e-mail novo e não pertence aos contatos do receptor; logo ele jogou na Caixa de SPAM
No SPAM o receptor não verifica todos os dias e o mesmo está programado para apagar todas as mensagens não solicitadas depois de X dias e ou seja se for para apagar a cada 7 dias ele apaga a mensagem e já era.
Logo a briga volta a acontecer entre Cliente X Empresa de Hospedagem X Receptor do Cliente que enviou o e-mail.
Cenário 4
Eu mando e-mail e o mesmo vai, mas o cliente diz que não recebe.
Dica 4
Mande um e-mail para o seu próprio e-mail e veja se você recebe, se sim o e-mail está funcionando perfeitamente; logo peça para o seu receptor avaliar se o e-mail que você enviou não caiu na caixa de SPAM do Webmail dele / Não caiu na caixa de SPAM do seu Anti-Vírus / Se for e-mail de Empresa = Pergunte para ele falar com o diretor responsável pelas caixas postais se o E-mail que iria receber não PAROU na Quarentena do Servidor / Responda as famosas palavras chaves que o servidor do Receptor lhe Envia para que o seu e-mail seja aceito na Caixa de Entrada dele e ou seja o famoso Captcha; isto acontece pois algumas empresas adotam estas medidas de segurança para que os robôs que se fingem de pessoas não entupam as caixas postais dos e-mails da empresa; isto serve também para quem ativa isto nos seus e-mails gratuitos e se esquece que ativou o mesmo; ai vem a lógica da reclamação. Você envia e-mail para o receptor; Você recebe o Captcha; Você não responde o Captcha e o e-mail não cai na caixa do receptor; logo depois de alguns dias o e-mail é apagado e a briga volta a acontecer. Cliente X Empresa de Hospedagem X Receptor do Cliente.
Cenário 5
Seja paciente e humilde com a tecnologia; se não for assim e você não quiser entender a logística e os processos, irás sofrer cada vez mais no seu nicho de mercado que envolva a usar isto.
Dica 5
Se você for amante da tecnologia procure ler bons livros e revistas da área; siga algum fórum de discussão que pertença aos problemas envolvidos dos quais você passa e ou passou; sempre tem alguém lá disposto a ajudar e também aqueles só dispostos a sugar informação e não contribuir com porcaria nenhuma. Enfim, faça a sua parte, a lei do retorno sempre é inevitável.
Cenário 6
O inverso do Erro; poxa meu cliente vive me enviando e-mails e eu não recebo nada.
Dica 6
Você tem ANTI SPAM ATIVO NO WEBMAIL?
Você tem ANTI SPAM ATIVO NO SEU ANTI-VÍRUS?
SE sim e você não verificou isto; parabéns você é um perfeito Usuário que irás sempre sofrer com a tecnologia que você mesmo colocou e não sabe usar; e ainda por cima coloca a culpa nos outros.
Na maioria dos casos os e-mails dos clientes estão no seu ANTI SPAM e ou já foram apagados pelo seu ANTI SPAM pois você nunca checou os mesmos.
Cenário 7
O cliente quer usar e-mail para fazer propaganda de e-mail marketing e ao invés de contratar uma empresa que contenha uma solução de criação de e-mail marketing + disparos dos e-mails; ele resolver fazer por conta própria via Outlook e ou demais sistemas e sofre as consequências de suas ações.
Dica 7
Se você for fazer e-mail marketing, faça de maneira profissional; assim você não trava o domínio da empresa + site da empresa fora do ar + e-mails de todos os colaboradores da sua área de trabalho.
Cenário 8
O uso do PING – O ping é um comando que se executa no MS-DOS; Lá você pode pingar os servidores para saber se a sua internet está funcionando para enviar e-mails.
Click no executar no caso de Sistema Windows e digite CMD; de um Enter e irá abrir uma tela preta.
Digite o comando; ping www.onocomp.com.br
Se pingar a sua internet está funcionando e você pode navegar e mandar e-mails.
Se quiser que o comando fique pingando direto, digite: ping www.onocomp.com.br –t
Ele irá ficar pingando e ou seja se comunicando com o servidor Onocomp.com.br e a sua máquina.
Isto é o básico para saber se realmente a sua máquina está na rede e se há comunicação de internet na mesma; há casos que o cliente não está conectado na internet e reclama que não esta conseguindo enviar e-mails.
Dica 8
Faça sempre a comunicação do seu computador / notebook usando o comando PING do MS-DOS para saber se você está conseguindo se comunicar com a internet; você pode usar qualquer endereço da web, basta pingar o mesmo e ver se responde; se não responder você saberá que tem erros de comunicação na sua internet com o servidor do site que tem os e-mails dos seus destinatários; assim você só avisa o seu destinatário para falar com o carinha da tecnologia lá para resolver o problema; em muitos casos o carinha de tecnologia bloqueia algumas empresas para não receber e-mail de tais domínios e ai o cliente reclama dizendo que do grátis ele envia e do pago não. Isto ocorre muito em empresas privadas com altas seguranças na tecnologia e ou até empresas bancárias e ou governamentais.
Cenário 9
Toda vez que você envia um e-mail para o seu receptor em geral quando da erros você acaba recebendo uma mensagem em inglês do motivo da não entrega do seu e-mail para o seu receptor; não ignore a mensagem de erro; ela serve para que você envie aos técnicos da sua hospedagem ler e verificar os procedimentos técnicos à serem feitos.
Em geral acontece mensagem como: Não foi possível entregar seu e-mail para o destinatário X devido à erro de endereço desconhecido; você digitou o e-mail do receptor errado e ou ele lhe passou um e-mail errado.
Não foi possível entregar a mensagem; caixa postal do destinatário está cheia (FULL). A culpa não é sua você enviou o e-mail o seu receptor é que tem que limpar a sua caixa postal que lotou de tal maneira que não poderá receber mais mensagens enquanto não limpar a sua caixa postal. Em geral os desleixados não organizados com as suas caixas postais sofrem disto e causam problemas para quem envia e-mails para ele e para as empresas que ficam ouvindo que o e-mail de tal cliente não foi para o receptor do mesmo.
Dica 9
Para toda ação a uma reação contrária em direção oposta e com a mesma intensidade não é assim que aprendemos? Para a tecnologia também é meio que assim, a pessoa é leiga e fez merda logo ela reclama pois não auditou todos os cenários antes de abrir a boca e sair reclamando; por isto que são chamados de USUÁRIOS.
Nestes quesitos envie um e-mail para o seu receptor e veja se ele recebeu; se não recebeu veja se voltou alguma mensagem de erro para você e envie para um analista técnico averiguar. Envie também o e-mail do destinatário para fazermos testes. Em geral o próprio cliente fazendo as várias perguntas do checklist técnico já se resolve com o seu destinatário; Tipo viu no SPAM? E ai o receptor diz: está lá sim desculpe. Reclamar é fácil; se desculpar que é meio difícil aqui no Brasil onde não se tem muita paciência com as coisas e os processos e as tarefas.
Cenário 10
O uso do comando TRACERT
Quando eu digito no MS-DOS o comando: tracert onocomp.com.br e ou seja lá qual for a empresa que eu estou fazendo a verificação. Ele irá me apontar para todos os IP´s e Servidores dos quais o servidor do domínio Onocomp.com.br passa e ou seja, é como se fosse no correio a carta sendo entregue de agência em agência até chegar na sua devida casa os dados. Isto é; com o rastreamento concluído. Quando não se concluí isto; algum servidor principal do governo e ou privado está com problemas e ou em manutenção e assim todas as pessoas irão aguardar resolver o mesmo para que o site e e-mails voltem a funcionar, saiam da fila de espera e sejam entregues; lógico que com um delay = atraso na entrega.
No caso do servidor de e-mails usamos: tracert mail.onocomp.com.br
Ele irá fazer toda uma rota de tracert para saber por quais servidores passam as mensagens enviadas e recebidas daquele domínio.
Faça isto com o domínio do seu cliente também; tracert pop3.nomedaempresa.com.br e ou tracert smtp.nomedaempresa.com.br e assim você irá saber se a empresa que você está enviando e-mails está se comunicando e respondendo para receber os mesmos.
É claro que fica meio difícil obter respostas quando você faz isto em e-mails de clientes que usam e-mails grátis e eles não tem nenhum suporte técnico para pedir ajuda.
Dica 10
Quando estes procedimentos não ocorrem com os devidos resultados é fato que alguém irá reclamar; seja o cliente emissor ou receptor do cliente e ou empresa de hospedagem com os servidores. Aí todos devem esperar pois não se sabe o laudo técnico se foi fator humano a configuração do servidor; se foi erro de problemas na máquina; se foi desastre natural; se foi MASSIVA (PALAVRA DADA PARA QUANDO LADRÕES DE CABOS TELEFONICOS ROUBAM OS MESMOS NAS MADRUGADAS) deixando parte dos moradores todos sem linhas telefônicas e sem internet e pior se naquele cabo passava os dados de um servidor e está lá 500 mil mensagens de e-mails; os e-mails só serão entregues até arrumarem o cabo; enfim diversos são os cenários / motivos para causa e efeito problemas e soluções.
Cenário 11
O que temos de averiguar exatamente com o cliente reclamante e o cliente do cliente reclamante que na maioria das vezes são apenas usuários; que eles estão neste mundo de tecnologia para saber entender o mínimo do mínimo dos procedimentos técnicos que uma pessoa leiga e ou não deve entender para não sair reclamando e ou xingando coisas sem fundamentos. Muitas das brigas ocorrem por causa disto. Saber abaixar a cabeça e ouvir é primordial para uma resolução amigável. Não é batendo no peito falando que manja e resolve; mas que ainda continua com o problema e não o resolveu.
Dica 11
Se o cliente souber atender muito bem os técnicos e expor os fatos e aprender os procedimentos técnicos; gravando as ligações feitas com os devidos protocolos e nomes dos atendentes; sabendo dos seus direitos e sabendo ser cortes com quem veio executar o serviço tudo fica mais tranquilo e resolvido.
Para cada problema há uma solução; porém há aqueles clientes que sabem que não se deve mexer naquilo e vai lá e mexe e dá uma de desentendido falando que o problema surgiu do nada e que não é com ele. Só que não Não; na informática há uma palavra chamada LOG; e ou seja, nós especialistas quando verificamos o equipamento sabemos o dia e hora que as pessoas entraram com tal login e senha e fez a cagada no equipamento. Portanto ser honesto nestes quesitos é fundamental; nós técnicos ficamos até sem graça quando lidamos com mentirosos. Mas faz parte; cliente é cliente. É dever nosso ir e corrigir o problema; porém quando se trata de ética moral e profissional é complicado lidar com alguns tipos de clientes que querem ser espertalhões; fazem seus erros e tiram os seus das retas e das broncas com a maior cara lavada. Enfim lidar com o ser humano e a tecnologia é complexo; cabe a cada um, saber lidar com a sua própria evolução individual.
Cenário 12
Ao enviar e-mails para uma lista de e-mails de pessoas desconhecidas tome cuidado.
Temos que verificar ser não estaremos fazendo SPAM e recebendo reclamações e até mesmo queimando o nosso filme com eles.
Nem todo e-mail que você manda para um endereço desconhecido cai direto na caixa de entrada dele; ligue para ver se ele recebeu e ou se caiu na caixa de spam; isto é relacionamento.
Listas de e-mails requerem Higienização = Dar um Banho = Ver se está correto / Deduplicação = Eliminar E-mails Duplicados / Checar os mesmos = Ver através de softwares de Emulação de Envio se você enviasse este e-mail ele iria e ou daria simplesmente algum erro; Assim você evita gastar tempo e dinheiro desnecessários com a sua lista quente de envio para cada seguimento de nicho específico de um devido setor.
Dica 12
Quem não faz isto, acaba correndo meio que atrás do próprio rabo e ou seja dando voltas e voltas e voltas em volta do próprio eixo. O Erro irá continuar e a pessoa irá ficar frustrada.
Cenário 13
O cliente envia e-mail para um receptor que trabalha em uma empresa privada e ou governamental.
O Receptor alega que não recebeu e-mail.
Passe este check list para verificar o motivo do não recebimento.
Receptor você usa Anti Spam no seu Webmail e no Seu Anti Vírus?
Receptor você usa servidor com regras de entrada de e-mail para novos clientes?
Receptor você usa sistema de Captcha para que eu tenha que preencher o mesmo e assim o meu e-mail seja liberado na sua caixa de entrada?
Receptor você usa algum sistema de Assassino de Spam Automático?
Receptor você usa algum sistema de BoxTrapper no Seu Servidor?
Receptor há alguma política de uso de e-mails dentro da sua empresa que você não me avisou tipo; você não recebe
e-mails com anexos específicos?
Receptor é possível que o seu servidor esteja rejeitando o recebimento dos e-mails vindos do meu servidor? Faça o teste tracert no meu e-mail tipo: tracert mail.DOMINIO.com.br dentro do MS-DOS OK.
Receptor eu fiz o tracert do seu servidor de email tipo mail.nomedaempresa.com.br e funcionou ou tracert pop3.nomedaempresa.com.br / tracert smtp.nomedaempresa.com.br e funcionou então deveria o e-mail ser entregue; caso o teste não esteja funcionando já sabemos apontar aonde está o local exato que não está fazendo o serviço de entrega dos e-mails.
Dica 13
Nestes casos o melhor a se fazer é pedir o e-mail pessoal da pessoa e enviar para ela, pois a empresa dela pode estar com falhas internas nos serviços dos e-mails devido a segurança e ou afins.
Ocorre também que os servidores da NEET + TELEFONICA + EMBRATEL + VIVO + OI + TIM + TELEMAR e afins podem estar com problemas de comunicações e assim os serviços voltados para Sites e E-mails não irão funcionar.
Nestes casos podemos colocar IP´s de DN´S de outras empresas tipo Google em nossa própria placa de rede tipo: 8.8.8.8 e assim ele faz uma nova rota entre os servidores com erros e navega nos sites normalmente e também entrega o devido e-mail; diversos são os DNS´s que estão gratuitos na internet nos fóruns do Google; basta pesquisar os números e usar por sua conta própria. Mais é claro que um cliente leigo e que mexe aonde não deve; não é um técnico formado na área; em geral são crianças astutas, vizinhos, sobrinhos e afins que se metem a fuçarem nos itens e quando começa a ficar denso o poder de processamento da solução e conflito e ou desistem e ou aumentam a ERRO ainda mais.
É daí que sugerem as diversas reclamações dos leigos para com as empresas de hospedagens.
Cenário 14
Vamos fazer na prática agora os processos operacionais.
Dica 14
Criando e-mail: informatica@dominio.com.br
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Acessando e-mail via Webmail: www.dominio.com.br/webmail
E-mail: informatica@dominio.com.br
Senha: XXXXXXXXX
Acesso via RoundCube
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Criei um e-mail para o meu próprio e-mail e enviei como testes.
O e-mail voltou com sucesso.
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Criei um e-mail para o meu endereço atendimento@onocomp.com.br e enviei como testes.
O e-mail voltou com sucesso com um ticket de suporte do meu sistema de bilhetagem.
O e-mail foi recebido na minha caixa postal.
—–Mensagem original—–
De: informatica@sambarts.com.br [mailto:informatica@dominio.com.br] Enviada em: sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 02:22
Para: atendimento@onocomp.com.br
Assunto: Testes
Testes 2
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Ele não caiu na minha Caixa de Spam e nem em outros filtros meus; logo estou sabendo gerenciar a minha caixa postal; coisa que receptores leigos não sabem fazer; reclamam que não veio o e-mail, mas não verificaram as suas caixas de SPAM.
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Pesquisa rápida; a caixa postal do Hotmail recebe anexos de 2 megas e ou até 25 megas, o receptor que no caso é o seu cliente contato tem que saber disto; senão se ele não sabe e nem você, onde ambos são usuários; um cliente envia 10 megas de uma caixa postal e o receptor não recebe na caixa postal Hotmail pois só tem direito de receber 2 megas; aí é que vemos de quem é o erro na logística, meio que insana de não saber usar os recursos e as ferramentas.
Pesquisa Rápida veja no link:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/69062/
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Cenário 15
Não é porque o cliente mandou e-mail e não recebeu resposta de erro algum que o problema é da empresa de hospedagem.
Muitas das vezes o receptor recebe o e-mail e o antivírus prende ele em quarentena como suspeito (meliante) se contiver arquivos estranhos e ou mensagens que levem ele a considerar que o e-mail é suspeito. Ele deixa em quarentena e o emissor fica a ver navios.
Outro caso é ele enviar um e-mail e passando-se por diversos servidores tipo pula no servidor 1; pula no servidor 2; pula no servidor 3; pular no servidor 4 = ixi o servidor quatro caiu a energia; tudo o que estava lá no servidor quatro vai ficar parado até subir no ar novamente; quando assim for feito ai ele volta a trabalhar no e-mail e pula do servidor 4 para o 5 e do 5 para o 6 e digamos que o servidor 7 é o final e irá entregar o e-mail para o cliente final. Ai o cliente pode levar 30 minutos para receber o e-mail; ou se não tiver erro algum 1 minuto e ou se tiver diversos erros nos envios entre os servidores só depois de 1 hora ou uma 1 semana não há uma resposta exata. Isto acontece com todos os seres humanos que usam a tecnologia; não importa se é a mais cara e ou a mais barata, estes problemas sempre estarão presentes.
Dica 15
Mantenha a serenidade e faça os seus testes de ping e tracert; abra um ticket de chamado com o e-mail em questão que enviou + a mensagem de erro que recebeu e qual seria o destinatário para que parcialmente possamos auditar se o problema é do servidor do seu receptor cliente e ou não.
Cenário 16
É claro que serviços de e-mails gratuitos e não pagos não tem todas estas verificações; eles passam pelos mesmos erros; mas qual é o cliente que vai reclamar de serviços gratuitos não é? Enfim a intenção deles é que você pague para ter mais espaços e funcionalidades; mas o típico brasileiro que quer tudo de graça e funcionando não está nem aí; por isto que algumas pessoas sofrem por ser mão fechada demais; aí um simples ato de ter um e-mail pago com domínio próprio e com suporte melhora toda uma logística de uma empresa; a questão é que ambos; receptor e emissor tem que estar com os devidos e-mails com os seus domínios em servidores gerenciados e não gratuitos SEM suporte; aí não adianta reclamar muito. Aí não adianta cliente corporativo reclamar de um e-mail de cliente que usa e-mail grátis e não tem sequer um telefone de suporte para atender e resolver a caixa postal do cara.
Dica 16
Cenários Distintos X Operacionais Distintos X Tarefas Distintas X Ações e Consequências só se fazem com uma boa gestão dos recursos humanos e dos conhecimentos tecnológicos. Quem não lê e não entende isto, e ou seja; não tem tempo para ler isto; acaba já na jornada da sua vida com os mesmos problemas e causando brigas diversas.
Ou você é parte da solução e ou você é parte dos problemas e só irá ficar levantando mais e mais problemas por desconhecer toda uma logística dos cenários dos E-mails. Simples Assim!
Cenário 17
Tome cuidado com receptores que boicotam e-mails recebidos e apagam o mesmo e afirmam que não receberam; em geral é mandar e-mail para ele com cópia para outras pessoas pertinentes da negociação e até para você mesmo com cópia oculta.
Dica 17
Fazendo-se assim você fica livre da pessoa dar uma de mal caráter em afirmar coisas que ela mesma inventa; ou talvez não, a pessoa está cansada de ficar recebendo e-mails seus enchendo o saco para comprar produtos e serviços e afins; ou simplesmente ela apagou sem querer junto com todos os outros e-mails de SPAM que recebeu em sua caixa postal.
Cenário 18
Tem também aquelas pessoas que recebem o e-mail aonde você solicita confirmação de leitura e deixa o e-mail como importante; e ela abre o mesmo e não responde e ou seja dá uma de dissimulada por diversos motivos; não é uma ótima profissional; não cabe a ela responder e-mails; está fugindo de pagar dívidas devido as cobranças por e-mails e ou seja lá qual for o motivo; estes tipos de profissionais só geram insatisfações na sua moral profissional em lidar no tramite com clientes e ou com fornecedores.
Dica 18
No mundo corporativo não vivemos de ficar dando diversas desculpas pessoais e ou não tive tempo; se você é um bom profissional e viu o e-mail e é pertinente; apenas responda o mesmo com ótimas palavras e ou sucintamente; enfim é desagradável e antiprofissional você ver que a pessoa recebeu a mensagem e ela fica sem responder há dias um item importante. Isto gera descrédito para com o receptor que ou é um mau profissional e ou não sabe lidar com os seus negócios e compromissos entres seus clientes e fornecedores.
Cenário 19
Lista Negra
A pessoa começa a disparar diversos e-mails via outlook para várias endereços de e-mails e cai nas listas negras dos servidores; depois reclama que alguns clientes não recebem e-mail. Por que será que isto acontece?
A pessoa dispara diversos e-mails para Hotmail / ig / gmail e afins logo seu e-mail e ou ip de rastreamento dos servidores cai em uma lista negra; logo ela vai enviar e-mail para um cliente que tem e-mail no Hotmail e o Hotmail nega o recebimento do mesmo.
Dica 19
Não faça SPAM para querer se lançar no mercado do nada; tudo volta contra você mesmo e você perde créditos em relação ao seu domínio ser rejeitado como SPAMMER. No mais você terá que tirar o seu domínio da lista negra dos servidores dos quais você está fazendo parte.
Cenário 20
Não existem regras absolutas. Tudo é uma variante no quesito e-mail e pode variar a qualquer momento.
Dica 20
Consulte sempre um especialista a área de tecnologia.
Caro leitor quando você fizer uso do conhecimento deste artigo e repassar para os leigos de plantão; estará ajudando muitas pessoas que vivem suas rotinas diárias em reclamar sobre o uso das ferramentas dos e-mails. Muito se tem a escrever sobre os diversos golpes de e-mails que se é praticado no mundo; mas isto ficará para um próximo artigo.
Atenciosamente,
Carlos Ono[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]