Comentei com o amigo, poxa que logística doida e caótica, eles nos servem em pequenas porções bem pequenas mesmo que os fazem virem à todo momento nos trazerem comida e mais comida; enfim quem sofre são os garçons do local em uma logística operacional meio insana do dono do estabelecimento. Já não é neste local que vi acontecer isto; em um outro restaurante Japonês que fui com a minha família e parentes também vi acontecer a mesma logística operacional dos corres e das pequenas porções de comida vindas da cozinha.
Aí eu me pergunto, que vantagem o dono do restaurante leva? E que vantagem o consumidor final; você leva?
Em um restaurante tradicional Japonês no Japão e no Brasil, vejo as seguintes comparações:
Item = Operacional + Pratos + Bebidas | Japão | Brasil |
Atendimento | Seja Bem Vindo! | Aconteceu? Parabéns ao Restaurante |
Limpeza | Toalha Morna = Limpar as Mãos | Aconteceu? Parabéns ao Restaurante |
Cardápio do Rodízio Bem Explicado | Exatidão | Jeitinho Brasileiro |
Garçon vem à todo momento | Sim deixando o cliente satisfeito | Sim e ou Não = Param de lhe atender |
Salmão Grelhado | Tamanho Normal | TN e ou Cubo Bem Pequeno |
Porção de Sashimi / Salmão = Filé de Peixe | Quantos pedaços x tamanhos? | Quantos pedaços x tamanhos? |
Porção de Sashimi / Atum = Filé de Peixe | Quantos pedaços x tamanhos? | Quantos pedaços x tamanhos? |
Porção de Sashimi / Prego = Filé de Peixe | Quantos pedaços x tamanhos? | Quantos pedaços x tamanhos? |
Shimeji = Cogumelos na Manteiga | Qual o tamanho da porção? | Qual o tamanho da porção? |
Temaki = Cones de Arroz com Peixe | Tamanho bem servido e alga crocante. | Tamanho não bem servido e alga mole. |
Enfim, estes são apenas alguns itens observados e no qual você caro leitor ao se defrontar com estes cenários pense bem toda a logística operacional do restaurante que foi comer um bom prato típico japonês.
Se você saiu do restaurante satisfeito, parabéns para o estabelecimento.
Se você saiu do restaurante insatisfeito, nota zero para o estabelecimento; afinal no brasil onde estes donos de restaurantes japoneses fazem ao modo brasileiro o atendimento no levar vantagem em tudo; acabam fazendo os garçons trabalharem mais em entregarem mais e mais pratos; fazem os clientes cansarem de pedir pratos e mais pratos repetidos se desgastando e em muitas vezes se frustrando com o atendimento; fazem os clientes chamarem o garçon à toda hora, visto que teria que ser ao contrário, o garçon que teria que vir até o cliente em todos os momentos.
Vejo que estes restaurantes meia boca, sinalizam você como um sinal de transito para os garçons, verde = pode servir / amarelo = sinta o cliente / vermelho = pare de atender este cliente, ele está dando prejuízo; retire os pratos e nem olhe para o cliente para que ele não de tempo de pedir mais itens; se ele te fisgar pedindo, atrase os pratos pedidos em um tempo bem maior do que o normal, finja que ele não existe.
Enfim, diversos são os restaurantes Japoneses aqui no Brasil; é lógico que não podemos ter prejuízo em relação a comida que o cliente pede e não come; porém não é servindo em uma logística mal elaborada que o estabelecimento irá ganhar o cliente.
Já vi em dois restaurantes brasileiros onde os garçons no rodízio completo tiram de você o cardápio para não ficar pedindo mais itens diferentes do normal, ao que você tem direito para conhecer o item prato e ou a especiaria a apreciar; logo no Japão já vi a prática da honestidade em até deixar o cardápio exposto na própria mesa, onde o cliente apenas olha e pede.
Dizem que o barato sai caro e isto serve para ambos os cenários, tanto da parte do cliente = consumidor quanto da parte do estabelecimento = gerente / dono do local.
Pense bem em apreciar uma boa comida japonesa quando estes pormenores acontecem; afinal é melhor pagar mais caro e ser bem atendido e comer bem do que pagar barato e ficar esperando e perdendo a paciência para que a comida chegue até você e quando chega não é o que você esperava e ou seja, você esta morrendo de fome e comeu a pequenina porção de um salmão grelhado no qual terá que pedir novamente.
Vamos entender um pouco; Entradas:
Sunomono = Salada de pepino, cenoura e gergelim.
Saint Peter = Sashimis de tilápia com molho especial, pimenta vermelha e cebola roxa.
Missoshiro = Sopa de soja, cebolinha e tofú.
Temaki = Enrolado com alga marinha e arroz em forma de cone, com recheios diversos.
Guioza = Pastel de carne bovina e legumes fritos ou no vapor.
Harumaki = Rolinho primavera e ou Pastel de legumes ou queijo frito.
Salmão Grelhado = Filé de salmão grelhado na chapa com legumes.
Yakissoba de Legumes = Macarrão e legumes.
Shimeji = Cogumelos orientais refogados na manteiga.
Veja mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Jap%C3%A3o
http://www.restaurantesjaponeses.com.br/restaurantes/sp/sao-paulo